O desenho fez e faz até hoje uma grande importância na vida do ser humano, considerado uma arte de representar ou criar algo, ele vem sendo uma forma de comunicação desde os primeiros tempos de vida do ser humano na terra, onde eram feitos desenhos nas cavernas como forma de se comunicar antes mesmo de terem estabelecido uma linguagem verbal.

Com o passar do tempo, o desenho foi um percursor para setores como fotografia, pintura, cinema, representações cartográficas e até mesmo tecnologia. É graças as desenhos que hoje temos conhecimento da história do ser humano em diferentes lugares do mundo.

Hoje existem diferentes técnicas e tecnologias que revolucionaram a história do desenho: são eles softwares como solidworks, photoshop, krita, artweaver free, entre outros. Mas a utilização de um software requer que você tenha uma noção de regras, aplicações, e técnicas ensinadas quando você aprende a desenhar, por isso recomendo aqui o curso online Como Desenhar, que aborda os principais conceitos do desenho e é apropriado para iniciantes até avançados.

Algumas técnicas utilizadas por profissionais que desenham são: linhas diretrizes, é um método que liga pontos importantes no desenho; técnica de sombreamento, uma forma de segurar o lápis para atingir diferentes tonalidades; e outras técnicas para fazer manchas, cabelos, pelos e até rosto humano.

De maneira geral, desenhar assim como qualquer outra ação requer calma, paciência, prática, observação e estudo de técnicas de aprimoramento. E não desista, você chega lá!